sábado, 16 de agosto de 2008

Ter problema não é um problema

A vida sem problema é um problema. Estou plenamente convencida deste fato. É inevitável que ele tente nos jogar no fundo do poço e libere um eminente "não vou conseguir". Porém, a idéia passa como um relâmpago para os fortes. E caduca para os fracos. Ter problema não é um problema. Todo mundo tem problemas. E o que seria da nossa capacidade criativa se não fossem os problemas? Tem coisa melhor do que presenciar a vitória do nosso "eu-presente" em cima do nosso "eu-passado"? Quanto mais teimamos em aceitar os desafios que a vida nos oferece, mais ela se torna inteira e emocionante. A sensação de levantar depois de uma queda é como ganhar medalha de ouro nas Olimpíadas. Indescritível.
Quando eu era criança treinava natação. No início, passava pouco mais de um minuto sem respirar embaixo d'água. Parecia que morreria se ficasse mais um pouco. Exercitando meu fôlego, aprendi que, até quando parece que o nosso ar acabou, a gente ainda consegue "respirar" um bocado. Cheguei aos dois minutos rapidinho. O restinho de ar que enche nossos pulmões é a força que nos impulsiona para a direção contrária a do poço. E assim a gente sobe.
Já existe o "comércio do problema". Ainda não vi ninguém vedendo problema. Será que dá dinheiro? Já o comércio das soluções, com fórmulas de auto-estima está cada vez maior. Nada contra fazer terapia, auto-avaliação. Mas eu prefiro Passarinho, meu professor de natação.

Nenhum comentário: