sexta-feira, 30 de maio de 2008

Trabalho é trabalho

Hoje me deu vontade de falar do meu trabalho. Não do trabalho que eu escolhi para mim, porque se fosse pra escolher um trabalho eu ia procurar um que não me desse tanto trabalho; mas do que me escolheu. Não "escolhi" trabalhar na Caixa Econômica, apesar de ser imensamente grata a esta empresa. Simplesmente aconteceu. Pai, mãe, irmãs e tios bancários. Muito mais fácil passar no concurso da Caixa Econômica do que no da Receita Federal. Super Receita exigiria muito mais de mim: isolamento total, anos de dedicação aos estudos e ver a vida passar como mera expectadora, por tempo indeterminado e irrecuperável. Não dá para perder tanta coisa assim. Melhor aproveitar a oportunidade que bate na porta. Fazer com empenho e dedicação. Mesmo que não seja o trabalho dos sonhos. A satisfação vem dos prazeres que ele proporciona. O próprio nome diz: trabalho é trabalho. É claro que algumas pessoas amam o que fazem, e eu admiro aqueles que conseguem sentir isso. Mas para mim, meu trabalho é...simplesmente...meu trabalho. Meus colegas da Caixa, como costumamos chamar, são meus amigos, e responsáveis pelos momentos alegres do meu dia-a-dia. Sempre meu pai me pergunta: -"Como foi hoje no trabalho?", e eu quase sempre respondo: -"um saco". Mas não tem coisa melhor do que chegar em casa e esquecer que o trabalho existe. Curtir o fim de semana sem lembrar do Sistema Financeiro e dos contratos de habitação. Tirar férias e passar 30 dias mochilando pela Europa. Apaixonar por aquela roupa carézinha e comprar porque vai trazer uma satisfação enoooorme. Resolver que quer passar o fim de semana no Rio de Janeiro e se debandar para lá. Almoçar, jantar fora todos os dias, se assim o desejar. Saber que é pra sempre e que o "pra sempre" termina na aposentadoria, quando eu vou morar na praia e viver na rede. É quando eu percebo que tenho muito mais "saco" para o meu trabalho chato do que eu imaginava! =)

Nenhum comentário: